Inicio
barra


facebook
La gente de Sandoval de la ReinaLo último incorporado
Escríbenos y mándamos información, saludos o imágenes. Gracias.
  

           


 

Imigrações da Família Sandoval até a Província de São Paulo - 1ª      (começo)

... voltar    

    A origem do apelido Sandoval é locativa, do povoado conhecido por "Sandoval de la Reina", situado a 48 Km da cidade de Burgos, Espanha, região antes pertencente às Astúrias, depois Castelha Velha. Sandoval originou-se do latim, Saltus Novalis, que significa pradaria ou terra nova com bosques. Outra teoria etimológica é que se origina de Sando, antigo morador deste povoado na época da invasão muçulmana, e combatente dos invasores no ano de 711. Por seu valor demonstrado em Covadonga, mereceu que Don Pelayo substituísse a denominaçao de Sando para Sando-Vale, evoluindo para Sandoval. O complemento "de la Reina" deve-se à Rainha Urraca de Castela e Leão (1109-1126), que passava os verões neste povoado.
    Deste localidade e dos descendentes do Conde Fernán-González, originou-se o apelido Sandoval. Esta família multiplicou-se e expandiu-se no Reino de Castela combatendo os invasores muçulmanos nos séculos que seguiram até o final da Reconquista 2.
 

Autor: Roberto Sandoval

(2) García Pérez, Cirilo - Sandoval de la Reina y sus fundadores - La familia de los Sandovales. Burgos. Editora Burgos. 2000.

Posterior ...       

     

 

A Missão Artística Francesa tinha com o objetivo de fundar uma Academia de Belas Artes no Brasil. Entre os seus membros mais ilustres, está Jean-Baptiste Debret, um nome respeitado em toda a Europa. Pintor, desenhista e gravador, Debret nasceu em Paris no dia 18 de abril de 1768. Pertencia à burguesia francesa culta e esclarecida.

Debret (pintor, desenhista e gravador)