Inicio
barra


facebook
La gente de Sandoval de la ReinaLo último incorporado
Escríbenos y mándamos información, saludos o imágenes. Gracias.
  

     

 


Imigrações da Família Sandoval até a Província de São Paulo - e 4ª      (conclução)

... voltar    

      Joaquim Moreira Sandoval, filho e Jose e Theresa, neto de Jose Francisco Barboza Sandoval, casa-se em Caconde em 30 de Março de 1.905 na Fazenda Arêas, com Ernestina Porto, natural de São Jose do Rio Pardo, filha de Venancio Gomes Porto e de Hyppolita Josephina de Alcantara.

    Em 1.914, o casal Joaquim Moreira Sandoval e Ernestina Porto migram para o Sertão do Paranapanema, para um local denominado Sítio do Pavão, que na épocoa pertencia à Platina e depois, com desmembramentos de terras, passou a pertencer a atual cidade de Assis. Nesta localidade, Joaquim administrava uma fazenda e uma serraría que produzia dormentes para a Estrada de Ferro que avançava pelo interior paulista. Joaquim e Ernestina tiveram doze filhos: Thereza, Jose, Mario, Francisco, Américo, Ary, João, Washington, Maria da Gloria, Wilson, Helio e Cecília. Após dois séculos que estes entrantes penetraram na Província de São Paulo, povoaram inúmeras vilas deixando muitos descendentes.

    Infelizmente, muito já se perdeu de nossa história, como se não tivesse nenhuma importância ou relevância conhecer, ao menos um pouco daqueles antigos personagens que fizeram nosso país e, portanto, nossa história. Por iss, deixo registrada a importância da existência de instituções que cuidem e preservem o pouco do acervo que nos resta, em especial o Arquivo do Estado de São Paulo e os seus funcionários.


Autor: Roberto Sandoval.